Construção de Mezanino: Estrutura Metálica X Concreto

  • o mezanino é um pavimento intermediário encaixado entre dois andares, onde o piso superior ocupa apenas uma parte da construção. Porém, o mezanino não é considerado na área total da edificação.
  • devido à facilidade de instalação e custos relativamente baixos, o mezanino tornou-se uma das soluções mais indicadas no aumento da área útil de um imóvel, ocupar uma área máxima entre 1/3 (um terço) e ½ (metade) da área do piso do imóvel, dependendo da legislação vigente de cada Município.
  • O mezanino é uma solução presente em muitas edificações, principalmente nas lojas de shopping centers, nos galpões industriais e escritórios, onde as construções têm pé-direito alto. Os mezaninos para casas também é bem procurado.
  • No caso de shopping centers, a associação que congrega os empreendedores do ramo, a ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings Centers), não define nenhum padrão dimensional para construção de mezaninos em lojas. Cada shopping center tem seu próprio padrão de mezanino o que normalmente, é definido em função do melhor aproveitamento da área da loja..
  • Para construção de um mezanino é necessário elementos estruturais leves, de fácil e rápida montagem que permitam uma obra livre de poeira e entulhos, pois, geralmente são executadas em espaços comerciais sem que haja interrupção das atividades. Desta forma, tornou-se comum a utilização de vigas e pilares de aço compondo a estrutura principal e, painéis de madeira no piso.
  • As principais vantagens na execução do mezanino com estrutura metálica Maior velocidade e simplicidade na execução do mezanino, pois a estrutura metálica é muito mais leve e precisa;
  • O piso em Painel Wall já vem acabado tornando mais fácil a aplicação de qualquer tipo de acabamento final no mezanino, alem de ser muito mais fácil a ancoragem da estrutura metálica na estrutura existente, seja qual for o tipo dela e não gerar entulhos e nem desperdícios.
  • As principais desvantagens na execução do mezanino com estrutura de concreto Com vigas e laje de concreto (pré-moldada, treliçada ou maciça) é preciso considerar custos extras e o principal deles seria o de escoramento metálico por cerca de 28 dias relativo ao período de cura, somado ao tempo de armação da laje, acrescido ainda do prazo para entrega do produto. Tudo isso implica em um aumento do cronograma físico em cerca de um mês e meio; Movimentação e colocação do material dentro da obra devido ao seu peso; Necessidade de regularização do concreto para a aplicação de um acabamento final; Custos extras pelo maior prazo de obra como o de engenheiro, mestre de obra e vigilância.